Camping Pinheiro (Ilha Comprida)

Recebidos pela dona Lourdes

Marcos e Magda levaram-nos uma boa parte do caminho em carro, até Iguape. O que foi motivo para fazer umas boas piadas sobre Platos Sobre Ruedas se estar a converter numa Farsa Sobre Ruedas. Despedimo-nos dos nossos amigos e seguimos em direção a Ilha Comprida, para o Camping Pinheiro, onde já tínhamos contactado com Carol. Não foi ela que nos recebeu mas a sua avó, dona Lourdes, que tem ainda uma vida ativa e cheia de atividades.

O camping está na rua José Pacheco dos Santos, duas ruas ao lado da avenida principal da Ilha Comprida, a avenida Copacabana. Seguindo a rua até ao final chega-se à praia. O camping está situado no complexo estuário Lagunar de Iguape-Paranaguá, que foi declarado pela Unesco como reserva da Biosfera e os núcleos urbanos construídos seguem os padrões de um modelo turístico sustentável, no qual se enquadra o Camping Pinheiro.

Na casa anexa ao camping vive a dona Lourdes e o pessoal pode acampar num amplo jardim com várias árvores de frutas. Tem quatro casas de banho e cozinha, assim como, um lugar para lavar a roupa. Também há internet. Para nossa surpresa, a dona Lourdes convidou-nos a beber sumo de caju da cajueira que tem no jardim do camping, fresquinho sabe muito bem.

Pela manhã visitou-nos um colibri, mas muito difícil de imortalizar numa fotografia. Passámos uma noite muito tranquila no camping Pinheiro acompanhados por uma rã perereca e acampados à sombra de uma acácia nativa da Mata Atlântica (acacia polyphylla).

14 Fevereiro, 2017